A função de Consultor/a financeiro/a no âmbito da prestação de
serviços de uma entidade consultora a uma entidade beneficiária, enquanto
entidade promotora de candidatura financiada, implica o conhecimento de
questões fundamentais à execução eficaz de projetos.
Sendo um elemento de coordenação entre estas duas entidades, o/a
Consultor/a deverá conhecer as características da entidade beneficiária e a
candidatura apresentada, estabelecer uma relação de confiança com os recursos
humanos afetos ao projeto e triangular pareceres técnicos sempre consistentes
com os enquadramentos legais, regulamentos e orientações técnicas do Programa
Operacional (PO) ao qual a candidatura foi submetida. É ainda fundamental que
o/a Consultor/a se mantenha continuamente informado/a sobre o desenvolvimento
do projeto e em contacto com a Autoridade de Gestão (estrutura de gestão do PO),
para que em situações imprevistas ou menos lineares de execução possam ser
atempada e eficazmente resolvidas.
Questões práticas de foco da
consultoria na gestão e boa execução financeira dos projetos financiados:
i)
Análise previsional das despesas
aprovadas por rubrica, mediante o cronograma das atividades/ações;
ii)
Aconselhamento e orientação ao/à
responsável pelo processo contabilístico (TOC) na estruturação do centro de
custos (CC) da operação associada às rubricas aprovadas;
iii)
Verificação de cópias dos
documentos previamente tratados pelo TOC, na ótica dos custos elegíveis,
exigidos pelo PO e definição de ajustamentos sempre que necessários;
iv)
Execução dos procedimentos
técnicos administrativos inerentes à gestão do projeto no Balcão 2020 (atual
plataforma) de acordo com as fases e exigências de execução, entre os quais, a
elaboração de listagens de despesas pagas intrínsecas aos reembolsos;
v)
Monitorização do grau de
cumprimento dos resultados acordados e metas contratualizadas com a autoridade
de gestão (AG);
vi)
Preparação de informação e de
esclarecimentos técnicos associados à gestão do processo quando devidos;
vii)
Aconselhamento em matéria de
cumprimento dos normativos legais que enquadram o projeto;
viii) Organização de processo documental do projeto de acordo com as
diretrizes aplicáveis;
ix)
Verificação se o modelo de custos
foi estabelecido com base num método de custo justo, equitativo e verificável
para a implementação de instrumentos facilitadores de futuras necessidades ao
nível de controlo e auditoria.
A Multiaveiro assegura, na execução dos projetos, zelo, dedicação e
boa colaboração com a entidade beneficiária e os/as stakeholders, de modo a serem atingidos os melhores resultados.
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