Arrendar uma secretária, partilhar um espaço e outros recursos para trabalhar, poupar nos custos e contar com uma rede de contactos!
O coworking surgiu há aproximadamente uma década
em São Francisco, quando Brad Neuberg, um jovem programador norteamericano,
arrendou um espaço num edifício denominado "Hat Factory" aberto à
comunidade, onde reuniu vários/as colegas que, trabalhando sózinhos/as, desejavam
partilhar ideias e terminar com os problemas de isolamento e solidão,
considerados desmoralizadores e pouco produtivos.
O coworking é uma modalidade que veio, em primeira
instância, satisfazer as necessidades de muitos/as profissionais liberais de um
espaço de trabalho flexível, longe das suas casas e com custos reduzidos. Uma
solução simples e económica que já começa a afirmar-se em Portugal com alguma
expressividade, à semelhança do que acontece noutros países por todo o mundo.
Trabalhar num espaço partilhado pode
transformá-lo/a num/a coworker, sem dúvida. Muitos/as profissionais
independentes, pequenas empresas start-up ou com estruturas simples que
necessitam de espaços flexíveis e confortáveis para realizar o seu trabalho,
experimentam a partilha de um espaço mas não só, também a partilha de ideias,
de capacidades e de experiências, com uma vertente colaborativa e de
intercâmbio muito acentuada.
Qualquer profissional pode tornar-se
num/a coworker, sendo muito alargado o conjunto de
profissionais que pode beneficiar deste modelo funcional de trabalho:
informáticos/as, designers,
profissionais de comunicação, de publicidade, de recursos humanos,
consultores/as, advogados/as e engenheiros/as, psicólogos/as, explicadores/as,
agentes imobiliários/as, entre outros.
Se há alguns anos atrás o coworking nasceu como espaço de partilha com o
objetivo de controlar ou mesmo evitar os custos fixos inerentes à manutenção de
um escritório, hoje representa também novas relações e afinidades entre os/as
diferentes profissionais num espaço dinâmico, criativo, inovador e aberto a
novos negócios. As sinergias criadas e consolidadas pela convivência de
diversos/as profissionais de diferentes áreas de negócio e de atividade, que
trabalham no mesmo espaço num projeto comum ou individual, potenciam rotinas
cada vez mais colaborativas e a existência de uma rede de contactos ativados
pela oportunidade de negócios e de promoção de produtos e serviços entre
empreendedores/as e entre estes/as e o conjunto de stakeholders.
Entre as principais vantagens deste modelo de organização do
trabalho destacam-se:
- benefícios financeiros (redução de
custos)
- espaço flexível e funcional
- diminuição do isolamento do/a
profissional
- usufruto de todos os serviços
necessários ao funcionamento de uma empresa
- rede de relações e de contactos
potenciadores de negócios e das atividades
(networking)
- menor expressão da predominância de
cargos ou hierarquias determinam um novo tipo de ambiente corporativo
- simplificação do protocolo
corporativo
- estímulo à capacidade de
comunicação de pessoas menos comunicativas/mais retraídas
- aprendizagem contínua favorecida
pela troca de experiências
- possibilidade de receber clientes
num ambiente profissional
Já entre as principais desvantagens apontam-se:
- a utilização muito regular da
comunicação telefónica pode favorecer a desconcentração dos/as demais
- cuidados acrescidos na garantia do
sigilo profissional
O funcionamento de um espaço coworking implica que o/a profissional pague um
valor calculado por hora ou por mês para utilizar o espaço de trabalho,
eventualmente a qualquer hora do dia e da semana. A utilização poderá ainda
disponibilizar espaços/armários de arrumação, sala de reuniões, telefone,
internet, espaço social / lounge e apoio de refeições,
computadores, impressoras e fotocopiadora, bem como, serviços de atendimento e
secretariado, receção de correspondência e domiciliação de empresas, tudo isto
no âmbito dos planos das empresas, de acordo com as horas e os serviços
utilizados. A renda, a luz, a água, a manutenção do espaço e outros custos são
da responsabilidade do/a proprietário/a das instalações.
Sabia que… a Multiaveiro, na sua génese, em 1992, então “Multiaveiro-
Mediação e Serviços” era um
espaço coworking?
Num 6 ºandar da Av. Dr. Lourenço
Peixinho em Aveiro, a Multiaveiro enquanto dava os primeiros passos como
empresa de eventos corporativos, serviços de consultoria e de formação era
também detentora de um espaço,
multifuncional, de trabalho partilhado por advogados/as, psicólogos/as, um
produtor de multimédia e
uma empresa de publicidade.
A Multiaveiro continua, hoje, a
disponibilizar esse serviço a profissionais independentes e a PME nas suas
atuais instalações.
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