A comunicação é
essencial para o desenvolvimento e crescimento de uma empresa, tanto a nível
nacional como internacional. Atualmente, graças aos desenvolvimentos
tecnológicos da sociedade e das comunicações, é possível utilizar um
instrumento indispensável de comunicação e correspondência digital de
abrangência mundial, o correio eletrónico. O e-mail, versão comummente
utilizada para a tradução do inglês electronic mail, permite que as
correspondências e comunicações sejam imediatas, ao contrário da vertente
tradicional do correio postal.
A metodologia
utilizada na redação das cartas/comunicações, especialmente as empresariais,
segue um conjunto de regras e boas práticas que garantem clareza ao nível da
apresentação, conteúdo e tratamento de informação essenciais à comunicação
empresarial. O cumprimento destas regras manteve-se ao nível da metodologia de
redação dos e-mails, com algumas alterações, nomeadamente ao nível da indicação
do/a destinatário/a no corpo do e-mail, sendo esta informação atualmente
desnecessária.
A facilidade
de utilização e comunicação através dos e-mails leva, no entanto, à prática de
algumas ações e metodologias, principalmente no mundo empresarial. Partindo do
conceito de ética, é possível apresentar algumas noções básicas no que se
refere ao uso e gestão de e-mails com o intuito de garantir o respeito e a
privacidade entre todos/as (redatores/as e recetores/as):
1. Por forma a garantir maior produtividade e eficiência de recursos, adote
um horário com duração de uma hora apenas para ler os seus e-mails rececionados.
Desta forma não terá a sua caixa de correio aberta durante todo o dia,
removendo assim possíveis distrações na execução das suas tarefas laborais;
2. Hierarquize os seus e-mails por prioridade, para garantir assim que os
assuntos de maior importância são resolvidos em primeiro lugar;
3. Evite ao máximo ter um período de resposta superior a 24 horas, por forma
a reduzir o tempo de espera do/a cliente;
4. Procure não reencaminhar e-mails de terceiros/as direcionados apenas a si,
sem o consentimento destes/as, garantindo assim a confidencialidade dos mesmos;
5. Organize os seus e-mails por assuntos ou temas, facilitando, assim, a sua
visualização e contextualização;
6. Correspondências com anexos devem ser analisadas atentamente, devendo
apenas analisar os anexos se forem importantes para a compreensão do texto.
Caso contrário, estes devem ser guardados e analisados posteriormente, em
função da sua localização na hierarquia de importância;
7. Não utilize a opção de “Resposta Automática” como metodologia habitual de
trabalho. Opte por utilizar esta funcionalidade apenas em situações de ausência
do posto de trabalho para períodos superiores a 24h;
8. Leia e utilize a função de “Correção Ortográfica” após a redacção de um
e-mail, antes de enviar, garantindo assim que a mensagem é clara e ausente de
erros ortográficos;
9. Em situações de maior tensão, nervosismo e ansiedade, evite responder aos
e-mails. Caso a resposta seja urgente, envie primeiro para si, por forma a ter
uma segunda oportunidade de rever o que escreveu;
10. Não utilize a opção “Responder a Todos” se a resposta estiver direcionada
apenas a um/a dos/as destinatários/as;
11. Para o envio de e-mail de divulgação de atividades ou outros assuntos da
empresa e de interesse geral, coloque os endereços de e-mail sobre a forma
“BBC”, garantindo assim a confidencialidade dos dados de contacto dos
destinatários e destinatárias.
12. Por último, não se esqueça de agradecer a receção do e-mail.
Siga uma dica
de cada vez ou tente utilizá-las todas. A preocupação que dedica na gestão da
sua conta de correio eletrónico, pessoal e empresarial, trará vantagens
consideráveis, uma vez que tornará esta tarefa muito mais eficiente,
salvaguardando a confidencialidade e as boas práticas de todas as suas
comunicações.
A Multiaveiro
no desenvolvimento da sua atividade nas diversas áreas, respeita com base nos
princípios éticos que orientam a sua conduta, os dados confidenciais de
parceiros e clientes, individuais e institucionais, regendo-se por estas boas
práticas na utilização e gestão dos seus e-mails.
Fonte: http://bit.ly/29k0Pj0
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