Os Sistemas de Incentivo (SI) do Programa de Competitividade e Internacionalização (POCI) do Portugal 2020 (PT2020), destinados ao apoio às empresas, apresentam um leque muito variado de oportunidades de financiamento sob a forma reembolsável e não reembolsável (a fundo perdido), cuja aprovação carece do cumprimento de critérios muito específicos e exigentes ao nível das empresas e dos próprios Projetos que devem, impreterivelmente, estar enquadrados nas estratégias de desenvolvimento regional e nacional (ver ou rever o artigo publicado a 11 de março intitulado “Enquadramento dos Projetos de Investimento nas Estratégias de Desenvolvimento Nacional e Regional do Portugal 2020”), bem como na Estratégia de Desenvolvimento e Crescimento da própria Empresa.
A iniciativa para a apresentação de
uma candidatura a estes Sistemas de Incentivo parte da gerência das empresas, que
deve elaborar uma análise interna para traçar a estratégia da empresa e
verificar as suas necessidades de investimento, bem como as suas vantagens
competitivas face à concorrência. Para a execução desta tarefa, o recurso à
contratação de serviços de Consultoria Financeira é muito frequente, pois
permite uma análise mais aprofundada, completa e especializada, cujo custo de
elaboração é considerado uma despesa elegível ao financiamento pelo PT2020.
Esta análise estratégica permite caracterizar a evolução da empresa, os seus
pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças (análise SWOT), bem como a
caracterização do mercado, da concorrência, dos clientes e do marketing-mix da empresa
(produto/serviço, preço, distribuição e promoção). Só com a execução desta
análise será possível justificar quais as necessidades de investimento a
integrar numa candidatura ao PT2020. A gerência deve, assim, com o apoio do/a
consultor/a, caracterizar a atividade desenvolvida pela empresa, definir ou
sistematizar a sua estratégia e posicionar/situar a sua empresa no mercado,
perante clientes e perante a concorrência por forma a estabelecer a estratégia da
empresa.
“Ou você tem uma estratégia própria,
ou então é parte da estratégia de alguém.”
Alvin Toffler – Escritor norte-americano
Alvin Toffler – Escritor norte-americano
Cabe à gerência e aos/às responsáveis
pelo projeto no seio da empresa, garantir uma linha de diálogo aberta com o/a
consultor/a, disponibilizando toda a documentação e informações solicitadas ao
longo do período de elaboração desta Análise. Deve existir uma relação de
confiança e confidência entre as partes, pois apenas com diálogo e total
conhecimento da atividade e do seu histórico se podem estabelecer objetivos de
desenvolvimento e crescimento reais, competitivos, razoáveis e exequíveis através
de um Projeto de Investimento. A gerência deve estar empenhada neste diálogo
desde o primeiro contacto, reconhecendo a sua importância para a empresa e para
a elaboração de uma candidatura coesa, completa e devidamente enquadrada nos
critérios de elegibilidade estipulados no Regulamento Específico do Programa
(RECI).
Esta Análise vai alavancar todo o
Projeto de Investimento uma vez que estabelece quais os investimentos e o “porquê”
perante a estratégia de desenvolvimento da empresa. O/a consultor/a, após a
elaboração deste documento, vai analisar e justificar as possibilidades de
enquadramento do Projeto de Investimento nas Estratégias de Desenvolvimento
Regional e Nacional, essenciais à candidatura. Uma boa Análise Estratégica,
devidamente fundamentada e que enquadre a realidade da empresa, permite
desenvolver um Estudo de Viabilidade do Projeto mais sustentado e coeso, cuja
viabilidade será inquestionável perante o Organismo de Gestão que analise a
candidatura submetida, garantindo, assim, o cumprimento dos critérios de
elegibilidade do projeto exigidos pelo RECI. Também, o custo associado à
elaboração deste Estudo de Viabilidade é considerado como despesa elegível a
financiamento nos Sistemas de Incentivo do POCI.
Face ao exposto, pode-se aferir a
importância extrema da existência de um diálogo contínuo e de confiança entre
todos os intervenientes na elaboração de um Projeto de Investimento, e
subsequente Candidatura a Financiamento pelo Portugal 2020. O/a consultor/a,
apesar de ser um elemento externo da empresa, deve ser visto como um
facilitador com o qual deve existir cooperação e partilha de informações claras
essenciais à elaboração da candidatura. Como tal, o/a consultor/a apresenta-se
como um elemento essencial à evolução, crescimento e desenvolvimento da empresa
num mercado nacional e internacional altamente competitivo, cuja participação e
cooperação é essencial à elaboração e aprovação de uma candidatura ao PT2020.
A gerência poderá contar com a
disponibilidade da Multiaveiro e do/a seu/sua consultor/a para a execução de um
trabalho de excelência garantindo todo o apoio na sustentação da estratégia da
sua empresa e na elaboração de uma candidatura ao PT2020, sendo, para tal,
fundamental as reuniões regulares, a partilha de informação e o cumprimento de
prazos.
A Multiaveiro, Lda., empresa com 24
anos de experiência, apresenta soluções à medida das necessidades dos seus
clientes, com consultores/as de diversas áreas profissionais, de entre as quais
Economia, Gestão, Contabilidade, Sociologia e Psicologia, que prestam um
serviço de qualidade, rigor e transparência.
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