sexta-feira, 20 de maio de 2016

Interação e partilha entre promotor /a e consultor/a




Os Sistemas de Incentivo (SI) do Programa de Competitividade e Internacionalização (POCI) do Portugal 2020 (PT2020), destinados ao apoio às empresas, apresentam um leque muito variado de oportunidades de financiamento sob a forma reembolsável e não reembolsável (a fundo perdido), cuja aprovação carece do cumprimento de critérios muito específicos e exigentes ao nível das empresas e dos próprios Projetos que devem, impreterivelmente, estar enquadrados nas estratégias de desenvolvimento regional e nacional (ver ou rever o artigo publicado a 11 de março intitulado “Enquadramento dos Projetos de Investimento nas Estratégias de Desenvolvimento Nacional e Regional do Portugal 2020”), bem como na Estratégia de Desenvolvimento e Crescimento da própria Empresa.
A iniciativa para a apresentação de uma candidatura a estes Sistemas de Incentivo parte da gerência das empresas, que deve elaborar uma análise interna para traçar a estratégia da empresa e verificar as suas necessidades de investimento, bem como as suas vantagens competitivas face à concorrência. Para a execução desta tarefa, o recurso à contratação de serviços de Consultoria Financeira é muito frequente, pois permite uma análise mais aprofundada, completa e especializada, cujo custo de elaboração é considerado uma despesa elegível ao financiamento pelo PT2020. Esta análise estratégica permite caracterizar a evolução da empresa, os seus pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças (análise SWOT), bem como a caracterização do mercado, da concorrência, dos clientes e do marketing-mix da empresa (produto/serviço, preço, distribuição e promoção). Só com a execução desta análise será possível justificar quais as necessidades de investimento a integrar numa candidatura ao PT2020. A gerência deve, assim, com o apoio do/a consultor/a, caracterizar a atividade desenvolvida pela empresa, definir ou sistematizar a sua estratégia e posicionar/situar a sua empresa no mercado, perante clientes e perante a concorrência por forma a estabelecer a estratégia da empresa.
“Ou você tem uma estratégia própria, ou então é parte da estratégia de alguém.”
Alvin Toffler – Escritor norte-americano
Cabe à gerência e aos/às responsáveis pelo projeto no seio da empresa, garantir uma linha de diálogo aberta com o/a consultor/a, disponibilizando toda a documentação e informações solicitadas ao longo do período de elaboração desta Análise. Deve existir uma relação de confiança e confidência entre as partes, pois apenas com diálogo e total conhecimento da atividade e do seu histórico se podem estabelecer objetivos de desenvolvimento e crescimento reais, competitivos, razoáveis e exequíveis através de um Projeto de Investimento. A gerência deve estar empenhada neste diálogo desde o primeiro contacto, reconhecendo a sua importância para a empresa e para a elaboração de uma candidatura coesa, completa e devidamente enquadrada nos critérios de elegibilidade estipulados no Regulamento Específico do Programa (RECI).
Esta Análise vai alavancar todo o Projeto de Investimento uma vez que estabelece quais os investimentos e o “porquê” perante a estratégia de desenvolvimento da empresa. O/a consultor/a, após a elaboração deste documento, vai analisar e justificar as possibilidades de enquadramento do Projeto de Investimento nas Estratégias de Desenvolvimento Regional e Nacional, essenciais à candidatura. Uma boa Análise Estratégica, devidamente fundamentada e que enquadre a realidade da empresa, permite desenvolver um Estudo de Viabilidade do Projeto mais sustentado e coeso, cuja viabilidade será inquestionável perante o Organismo de Gestão que analise a candidatura submetida, garantindo, assim, o cumprimento dos critérios de elegibilidade do projeto exigidos pelo RECI. Também, o custo associado à elaboração deste Estudo de Viabilidade é considerado como despesa elegível a financiamento nos Sistemas de Incentivo do POCI.
Face ao exposto, pode-se aferir a importância extrema da existência de um diálogo contínuo e de confiança entre todos os intervenientes na elaboração de um Projeto de Investimento, e subsequente Candidatura a Financiamento pelo Portugal 2020. O/a consultor/a, apesar de ser um elemento externo da empresa, deve ser visto como um facilitador com o qual deve existir cooperação e partilha de informações claras essenciais à elaboração da candidatura. Como tal, o/a consultor/a apresenta-se como um elemento essencial à evolução, crescimento e desenvolvimento da empresa num mercado nacional e internacional altamente competitivo, cuja participação e cooperação é essencial à elaboração e aprovação de uma candidatura ao PT2020.
A gerência poderá contar com a disponibilidade da Multiaveiro e do/a seu/sua consultor/a para a execução de um trabalho de excelência garantindo todo o apoio na sustentação da estratégia da sua empresa e na elaboração de uma candidatura ao PT2020, sendo, para tal, fundamental as reuniões regulares, a partilha de informação e o cumprimento de prazos.
A Multiaveiro, Lda., empresa com 24 anos de experiência, apresenta soluções à medida das necessidades dos seus clientes, com consultores/as de diversas áreas profissionais, de entre as quais Economia, Gestão, Contabilidade, Sociologia e Psicologia, que prestam um serviço de qualidade, rigor e transparência.

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